Para o consultor de Relações Institucionais da
AMIG, Waldir Salvador, esse é o momento decisivo para uma mobilização de todos
os setores da sociedade, envolvidos ou impactados pela mineração como
municípios, governo, mineradoras e instituições para escrever uma nova história
no país e promover um amplo debate, apontar soluções e evoluir para questões
mais técnicas, deixando o discurso vazio de lado.
“O país clama por mudanças e por uma nova mineração” é tema de um dos spots em rádio que ancorou a campanha
porque retrata não apenas o anseio da população e das comunidades afetadas, mas
a necessidade da mineração restaurar a credibilidade e buscar um padrão de
excelência. Outro alerta da AMIG é a necessidade de restruturação da Agência
Nacional de Mineração. “Nós já estamos alertando há 20 anos que a única solução
para nós termos uma nova mineração no Brasil é reforçarmos a Agência Nacional
de Mineração com recursos materiais, humanos e financeiros para que ela possa
regular, fiscalizar e fomentar a atividade, isso é o que esperamos dessa
campanha”, alerta Waldir.
Os primeiros
reflexos da ação, juntamente com uma participação forte da equipe da AMIG e da
diretoria com articulações e reuniões, já foram sentidos com o acordo
feito com a Vale. Mas isso não basta! “É
preciso criar uma ambiência favorável a novos modelos e novos processos de
minerar e gerir a atividade”, destaca Vitor Penido, Presidente da AMIG.