AMIG RECEBE REPRESENTANTES DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Encontro teve como foco discutir a mineração e relacionamento entre poder público e empreendimentos minerários

No dia 20 de maio, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG – recebeu em sua sede, representantes do governo estadual e mineradoras do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi conhecer a AMIG e o trabalho desenvolvido pela entidade e a importância de um relacionamento ético e transparente entre os poderes executivos e iniciativas privadas para o desenvolvimento nos territórios.

A reunião contou com a presença do consultor institucional da AMIG, Waldir Salvador, da consultora econômica, Luciana Mourão, do secretário-adjunto de estado de meio ambiente, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, Walter Benedito Carneiro Junior, do diretor de sustentabilidade da J&F Mineração, Rodrigo Dutra Amaral, e do coordenador de mineração, Eduardo Pereira.

Durante a reunião, o consultor institucional da AMIG apresentou o importante papel desempenhado pela entidade para a evolução e qualificação dos municípios mineradores, para a interlocução entre municípios mineradores e empreendimento minerários nas cidades e no país.

Segundo secretário-adjunto, a mineração no estado ainda é pequena se comparada com outros estados do país, mas estão trabalhando para desenvolver e promover a atividade. Para ele, a visita à AMIG teve como principal objetivo, levar conhecimento para que o poder executivo mato-grossense desempenhe um papel diferente aos demais governos do país, pois estão empenhados para induzir e motivar do desenvolvimento mineral no território. “Estamos trabalhando para entender a atividade e como o estado pode ser parceiro do setor. Nossa visão é desenvolvimentista com o propósito de fomentar este processo”, o Walter Benedito Carneiro Júnior.

Durante a reunião, também foi discutido a situação de sucateamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), utilização da CFEM, diversificação econômica e a dependência municipal da atividade nos territórios onde é realizada a mineração e por último, falaram sobre a atual Reforma Tributária e os impactos nos estados e municípios mineradores.

Os representantes do Mato Grosso reconheceram a importância da AMIG para os municípios, estados e país e expressaram o interesse em fomentar a afiliação de outros municípios mato-grossenses à entidade.