Na manhã
desta sexta-feira (31), a Associação dos Municípios
Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) deu início ao Grupo de Trabalho
(GT) sobre a BR 040. A iniciativa foi criada com a proposta de promover o
diálogo entre os principais atores (usuários, mineradoras, siderúrgica,
moradores, transportadoras, entre outros) para buscar a otimização da
utilização da rodovia, definir um planejamento e adequação de seu traçado com a
máxima segurança, respeitando os interesses de todos.
O GT é composto pelo presidente da AMIG e
prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; além
dos prefeitos de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, que é o coordenador do
GT; de Itabirito, Orlando Caldeira; de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira;
de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares; e de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de
Araújo.
O evento de lançamento contou com a presença da
diretoria da AMIG, prefeitos e representantes de municípios associados,
vereadores das cidades impactadas, representantes do CREA-MG e do engenheiro
civil Herzio Geraldo Bottrel Mansur, que desenvolveu o estudo que motivou a
criação do GT. Ele realizou um trabalho detalhado sobre a BR-040, no trecho
entre Alphaville e Congonhas, com o objetivo de sensibilizar as autoridades
públicas sobre a falta de infraestrutura, descuidos e os pontos da via que
trazem maior risco para a segurança dos usuários e, também, os números de
sinistros e mortes ocorridos nos últimos anos.
“A AMIG vem trabalhando pela criação de
políticas públicas que solucionem esses problemas nas rodovias, que colocam a
vida de milhares de pessoas em risco todos os dias. No GT 040 vamos buscar um
diálogo com todos os envolvidos. Teremos todo um planejamento de ações para construir um caminho para resolver esses problemas que tiram vidas
e colocam outras em risco todo dia”, observou José Fernando durante o evento.
O presidente da AMIG criticou a falta de
iniciativas por parte dos governos Federal, Estadual, Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes - DNIT,pela concessionária responsável pela
rodovia, cujo contrato está finalizando, e das empresas mineradoras.
“Precisamos de uma ação mais efetiva para solucionar essa situação que se
agrava dia após dia. Também temos que pensar no impacto econômico que isso traz
para as cidades afetadas. Esses municípios são prejudicados em todas as
instâncias, como por exemplo no turismo, que é o caso de Ouro Preto. Antes se demorava 1h para chegar
à cidade, hoje, se gasta 2h e não se sabe se realmente vai chegar ao destino
final”, avaliou
O coordenador do GT, Cláudio Antônio de Souza,
pontuou que essa é uma batalha que as prefeituras vêm travando ao longo dos
anos. Temos observado o aumento do tráfego pesado, na rodovia, principalmente
de caminhões e carretas ligadas à atividade de mineração, que percorrem esse
território, buracos e acidentes fatais que não têm sido objeto de atenção. Há
mais de 20 anos estamos aguardando por soluções, buscando projetos e propostas.
A concessão da rodovia não trouxe a
solução esperada. Por isso, a sugestão da AMIG de se criar este Grupo de Trabalho foi extremamente
assertiva, justamente para nós sermos os propositores das ações que vão
solucionar de vez esse caos na BR-040”, disse.
Estudo BR 040 - “A cada 10 minutos, quase 50 carretas passam pela 040. A rodovia tem uma morte a cada 12 dias”, ressaltou Herzio Geraldo Bottrel Mansur, durante o lançamento do GT. Ele contou que, após sofrer um acidente, em 2019, envolvendo duas carreta, se dedicou a um minucioso levantamento sobre o trecho entre o bairro Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, até a cidade de Conselheiro Lafaiete, considerado um dos mais perigosos da BR 040.
A pesquisa levou em consideração o fluxo de veículos, o número de vítimas fatais, número de sinistros e suas características em uma extensão de 54 km. O estudo, realizado durante dois anos – entre os anos de 2020 e 2022 -, mostrou que no trecho foram registrados 272 sinistros, com 53 mortes. No trecho analisado, foram registrados 120 sinistros e 25 vítimas fatais (em 2020) e 132 sinistros e 26 vítimas fatais (em 2022). A segunda-feira foi o dia da semana com o maior número de sinistros (49) e vítimas fatais (15). Os locais onde ocorreram mais acidentes, por ordem são: os quilômetros 593, 614, 611, 588 e 565.
Segundo o engenheiro, apesar de todo o trecho observado apresentar alta periculosidade, existem locais que concentram altos índices de acidentes e mortes, como por exemplo, o decurso entre os km 582 e Km 593 no qual foram registrados 88 sinistros, com 9 mortes, e entre os Km 611 e Km 617, onde há interface com a malha viária urbana, que apresentou 61 sinistros e 14 mortes. “São dados que mostram um cenário estarrecedor. Essa estrada não foi ajustada para as mudanças socioeconômicas potencializadas pelo seu eixo nas últimas décadas. É uma rodovia hostil, perigosa e letal”, declarou.
Participação das carretas de minério - No levantamento, Hérzio Mansur mostrou um ponto relevante de participação das carretas de minério nos acidentes. Segundo ele, dos 272 sinistros apontados, 127, ou seja 46,7%, contaram com a presença deste tipo de veículo, sendo 28 acidentes com vítimas fatais. De acordo com o engenheiro, apenas no Km 581, no período das 18h05m às 18h15m, cerca de 114 veículos passaram pelo local, sendo 44 carretas, ou seja, 27,85% dos usuários. “Verifiquei que, independentemente do horário e das condições climáticas, o volume de carretas transportando minério predomina em todo o trecho. Ou seja, para quase três veículos que utilizam a via, uma é carreta de minério”, destacou.
O alto índice de carretas circulando na via chama a atenção, devido a via paralela à BR 040 que deixou de ser utilizada. “Se ela fosse aproveitada, isso tiraria as carretas de minério da rodovia. Isso precisa ser revisto. Dá pra se utilizar de uma maneira que agrida menos uma mãe que está levando seu filho para a escola, a pessoa que está indo trabalhar ou até mesmo para quem viaja para o Rio de Janeiro”, avalia o engenheiro responsável pelo levantamento.
Para a vice-prefeita de Ouro Preto, Rosiane Braga, é extremamente importante a criação desse ambiente institucional de diálogo e essa união de forças de municípios tão importantes para Minas Gerais e o Brasil. “Vamos tratar de uma questão de fundamental importância que vem sendo adiada por todos os atores envolvidos. Precisamos propor e cobrar resoluções, afinal estamos falando de vidas humanas. A BR 040, hoje, é a rodovia que mais mata no Brasil. São vidas ceifadas todos os dias. Esse é um assunto que não pode ser mais adiado”, enfatizou.
Próximos passos- Ainda na primeira quinzena de abril será marcada a primeira reunião do Grupo de Trabalho com a Polícia Rodoviária Federal e a Estadual para ampliação do diálogo e relacionamento das mesmas com os municípios afetados. O GT também vai solicitar uma audiência com o ministro de Transportes, Renan Filho, sobre os entraves da rodovia que motivaram a criação do grupo.
Também será solicitada uma agenda com o Governo de Minas para apresentar o GT e reforçar as primeiras pautas. Entre os pontos a serem abordados estão as obras no trevo de Água Limpa. Segundo o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, a proposta já foi apresentada ao DER-MG, já aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, que garantiu melhorias para o local. “As mineradoras assumiram o compromisso de arcar com os custos, porém até hoje a concessionária, que ainda está à frente da rodovia, não executou o projeto. As obras resultarão em mais segurança aos motoristas que trafegam pela BR-040, aos moradores da região de Água Limpa e às empresas instaladas no Distrito Industrial da rodovia”, destacou.
Orlando reforçou que a realização de melhorias no trevo é uma demanda antiga da população de toda a região. “Estamos trabalhando com afinco, em conjunto com os municípios vizinhos, para concretizá-la e solucionar o problema dos recorrentes acidentes no local. Já apresentamos o projeto à Agência Nacional de Transportes Terrestres - (ANTT) e queremos colocá-lo em prática, com urgência”, salientou.