AMIG participou da inauguração da Convenção PDAC 2023

O evento é considerado um dos maiores do mundo do setor mineral, o PDAC é a voz principal da comunidade de exploração e desenvolvimento mineral.

O presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG, participou no dia 05/03, da inauguração do pavilhão do Brasil na convenção anual do Prospectors and Developers Association of Canada – PDAC 2023, que aconteceu em Toronto, no Canadá, durante quatro dias.

A cerimônia contou com a participação do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Henrique Moreira Sousa, do embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Henrique Lopes Borio, da cônsul-geral  em Toronto, Wanja Campos da Nóbrega, do presidente do Conselho Superior da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), Marcos André Gonçalves, do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann do diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, do Conselheiro Fiscal da AMIG e prefeito de Paracatu (MG), Igor Pereira dos Santos, entre outros.

José Fernando participou dos principais painéis e palestras, principalmente da agenda do Brasil no PDAC. Com mais de 8.000 membros em todo o mundo, o evento tem a missão de promover um setor mineral globalmente responsável e sustentável que incentiva práticas líderes em desempenho técnico, operacional, ambiental, de segurança e social.

Esse ano, foram abordados os temas atualmente em discussão pela mineração global: financiamento de projetos, descarbonização de operações minerais, novas tecnologias para processamento de minérios, inclusão econômica de povos originários, como indígenas, e minerais estratégicos para a transição energética.

No Pavilhão Brasil, o Brazilian Mining Day, que ocorreu no dia 06/03, foram realizadas sessões temáticas voltadas para a transição energética, descarbonização e produtividade agrícola; projetos de exploração mineral em estágio avançado; desenvolvimento da indústria nacional de mineração; e sustentabilidade e boas práticas na exploração mineral.

A agenda brasileira no evento foi até o dia 07/03 com diversas palestras sobre temas de interesse da cadeia global de mineração, como a transição energética, o combate aos riscos climáticos, o potencial geológico do Brasil para minerais críticos e estratégicos a essa agenda limpa, os desafios atuais e futuros da atividade no país, entre outros.

Além do pavilhão, houve o Brazilian Mining Day, com uma série de apresentações de representantes do governo e da iniciativa privada. A programação completa foi divulgada em https://www.adimb.org.br/brasilpdac/programming/