O prefeito de Rio
Piracicaba (MG), Augusto Henrique da Silva,
esteve na sede da AMIG, no dia 07 de março, para uma reunião com o
consultor de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico, Waldir
Salvador, a gerente da entidade, Stael Gomes, a consultora Tributária Roseane
Seabra, e a economista da AMIG, Luciana Mourão, para conhecer a entidade e
todas as atividades que desenvolve em defesa dos municípios mineradores.
A reunião visou esclarecer dúvidas quanto filiação, sobre as consultorias e trabalhos desempenhados pela AMIG aos seus afiliados, que hoje somam 47 associados, de seis estados diferentes. O prefeito da cidade, demonstrou, o desejo de se filiar à AMIG. Segundo ele, a reunião foi esclarecedora e permitiu tirar todas as dúvidas sobre as atividades que a entidade realiza e como ela será parceira do município quando o assunto é a atividade minerária.
“Estamos no processo de filiação à AMIG, pois entendemos que a união e a representatividade são fundamentais na luta junto às mineradoras em prol dos municípios onde a atividade é desempenhada. Isso somente é possível de forma associativa aos demais municípios mineradores”, afirma Augusto.
Na oportunidade, ele também relatou a paralização da mineradora Vale S.A desde janeiro de 2022 em seu município de forma abrupta, sem nenhuma previsibilidade com a comunidade, e completo descaso com a responsabilidade social no meio onde atua. O pedido de suspensão das operações da mineradora foram indeferidos pela entidade reguladora ANM – Agência Nacional de Mineração, mesmo assim, a mineradora não retoma suas operações no município e a previsão é para retomada apenas em 2024. “O que tem gerado um impacto gigantesco na arrecadação direta, em torno de 40 milhões a menos, além dos impactos indiretos no comercio local, gerando desemprego”, desabafa o prefeito Augusto Henrique da Silva.
O prefeito também relatou durante a reunião, que faltou, por parte da mineradora, a previsibilidade e responsabilidade de suas atividades para com a comunidade. Pois a falta desta, ocasionou em uma grande perda de arrecadação do município.
Segundo o site da ANM (Agência Nacional de Mineração), para se ter uma
ideia, o município teve uma queda de 73% na CFEM arrecadada em 2022 quando
comparado com 2021.
AMIG - É uma sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Fundada em 1989, a entidade visa representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos. Dentre suas missões está a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na acessão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e na conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.