No terceiro ano do acidente na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, a Associação Mineira dos Municípios - AMIG, reforça o posicionamento que tem desde a sua instituição: o Brasil precisa de uma nova mineração. Que tenha como pilares a transparência, a ética, a segurança e a sustentabilidade.
A Agência Nacional de Mineração precisa, urgentemente, ser fortalecida. Precisa ter autonomia para exercer o seu papel e ter recursos que permitam seu trabalho.
Os municípios mineradores devem estar mais envolvidos e conhecedores dos projetos que as empresas que operam em suas cidades.
Entendemos que é preciso diálogo entre todas as partes. De nada adianta uma atividade que traga recursos financeiros, se não respeitarmos as pessoas e a natureza.
A AMIG vem trabalhando sistematicamente para contribuir com a mudança da mineração no país. Não vamos nos omitir e admitir que outros acidentes dessa natureza aconteçam no país. É preciso compromisso e respeito. Uma mineração segura e transparente farão a mudança que se faz urgente.