AMIG

AMIG
Notícias

Presidente da AMIG participa de debate sobre diversificação econômica na Exposibram

No último dia 13/09, o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando A. Oliveira, participou de um painel que discutiu as oportunidades e desafios da diversificação econômica na EXPOSIBRAM 2022.

Além do presidente da AMIG, também estiveram presentes como palestrantes o Diretor de Associados e Municípios, Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Alexandre Mello; João Cruz Reis Filho, Diretor Técnico, do Sebrae MG; Bianca Cantoni, Assessora de Advocacy do ICLEI América do Sul FIEMG; Fernando Passalio de Avelar, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Como moderadora, a palestra contou com a participação da professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Amélia Enriquez.

Um grande desafio para as empresas e municípios onde existe a mineração é promover a diversificação econômica nestes territórios. Isso é necessário porque a atividade minerária é finita, ou seja, em algum determinado momento, haverá o esgotamento dos recursos nas regiões mineradas. Sendo assim, os municípios dependentes do segmento necessitam da implantação de projetos e ações efetivas que assegurem a sobrevivência socioeconômica pós-mineração.

“Para evitar a dependência da atividade é necessária uma governança engajada para promover essa diversificação dentro dos territórios onde acontece a atividade mineradora. E reafirmo que é preciso consenso, compromisso e colaboração entre os entes envolvidos”, disse José Fernando quando questionado por Maria Amélia sobre como o poder público municipal pode fomentar a diversificação.

Alexandre Mello, explicou que o foco para desenvolver a diversificação são as atividades produtivas destinadas a substituir as receitas da mineração em uma futura ausência desses recursos. “Entretanto, precisamos do engajamento do poder público, das empresas e comunidades. Se um desses pilares falhar, não é possível implementar as soluções”, comentou o diretor.

O Sebrae mantém planos de desenvolvimento econômico para regiões de Minas Gerais. O diretor técnico do órgão, João Cruz Reis Filho, disse que esses programas são necessários porque “sem diversificação econômica, corre-se o risco de um colapso social”.

O presidente da AMIG ainda lembrou que a Lei Kandir precisa ser revista, pois “a isenção do ICMS no minério fomenta a industrialização em outros países como a China, mas o que deveria ser fomentado é a criação de uma cadeia produtiva do minério dentro das cidades. Assim, quando a jazida esgotar, o município terá em seu território toda uma indústria para sustentar a vida econômica na região”, esclareceu José Fernando.

Prêmio Município Minerador

José Fernando também participou da 1ª edição do Prêmio Município Minerador, organizada pelo IBRAM e Agenda Pública, com idealização e apoio do Ministério de Minas e Energia (MME). Ele tem como objetivo reconhecer a qualidade dos serviços prestados, em diversas áreas, pelas cidades com atividade minerária em seu território.

Foram mais de 200 cidades mineradoras concorrentes à primeira edição do prêmio, e durante a EXPOSIBRAM 2022 as cidades vencedoras mostraram os casos de gestão. Foram 24 finalistas e 8 premiados nas seguintes categorias: crescimento econômico, educação, saúde, finanças, gestão, infraestrutura, meio ambiente e proteção social.

Participaram da premiação os municípios com índices de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) iguais ou maiores a 5% da sua receita em 2021. Ao todo, foram 24 finalistas e três municípios mineiros vencedores. São eles: São Gonçalo do Rio Abaixo (vencedor em duas categorias), Catas Altas e Itabira.

“Meu pai sempre dizia que devemos ser exemplos de trabalho e amor. Os municípios aqui presentes são exemplos disso, são trabalhos inspiradores e o trabalho bem-feito deve ser divulgado”, disse o presidente da AMIG, José Fernando.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração