AMIG

AMIG
Notícias

“Ministério de Minas e Energia trabalhará alinhado aos municípios mineradores”, enfatiza Alexandre Silveira

Nesta terça-feira (14/03), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a pasta irá trabalhar lado a lado com os municípios mineradores em prol de uma mineração responsável, segura e sustentável. O compromisso foi firmado durante seu discurso na solenidade de assinatura do Protocolo de Intenção entre a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). O acordo dá acesso ao Programa Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), que estabelece diretrizes para cooperação e disponibilização mútua de dados, informações, conhecimentos e aprendizados de natureza jurídico-institucional, técnico-científica, socioeconômica e socioambiental referentes a atividades de levantamentos geológicos do país, disponibilizados na plataforma.

A solenidade, realizada no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, contou com a presença do ministro Alexandre Silveira, membros da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), vinculada a pasta, dirigentes da AMIG e  prefeitos dos municípios mineradores afiliados da AMIG.

Alexandre Silveira comemorou a assinatura do Protocolo de Intenções. “Estou alegre em fazer parte desse ato, onde a AMIG, a CPRM, e a SGM se comprometem a alimentar essa plataforma que integrará informações geológicas, territoriais e econômicas, para poder modernizar ainda mais a mineração nacional”, pontuou.

O ministro destacou a importância do diálogo e da transparência para o fortalecimento do setor e se comprometeu a fortalecer a ANM que está completamente desfalcada de pessoal e de recursos para desenvolver seus trabalhos. “É preciso desenvolver políticas e tecnologias para combater ineficiências e práticas anticompetitivas nesse setor, fiscalizando e punindo, quando preciso for, e permitir que quem realmente esteja comprometido com a mineração responsável tenha o seu lugar. Vamos trabalhar para fortalecer a Agência Nacional de Mineração (ANM) para dar celeridade aos processos e, principalmente, segurança e fiscalização”, afirmou.

Alexandre Silveira reforçou que o Brasil ainda está ressentido sobre os acidentes de Brumadinho e Mariana. “Esses acidentes não podem ser esquecidos. Pelo contrário, têm de ser lembrados para que casos assim não ocorram mais. Não podemos criminalizar a mineração, mas precisamos buscar bons investidores e bons empresários para estimular essa atividade pautada por critérios sustentáveis, econômicos e responsáveis. Para isso, não faltará aos municípios apoio para que possam debater temas e políticas relevantes para mudar esse cenário”, enfatizou.

Para o presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, o conhecimento é fundamental para os municípios planejarem suas ações. “Essa plataforma é um novo marco para a mineração. Ter em mãos dados sobre substâncias minerais, conhecimento geológico e o potencial econômico é fundamental para as cidades se prepararem para os investimentos e as parcerias que virão”, destacou.

Publicações Relacionadas


TCE-MG suspende licenciamento de barragem da Anglo
Notícias

TCE-MG suspende licenciamento de barragem da Anglo

AMIG Brasil cria consultoria para minimizar os impactos urbanísticos da mineração nas cidades
Notícias

AMIG Brasil cria consultoria para minimizar os impactos urbanísticos da mineração nas cidades

Queda do preço do minério é amortecida pelo dólar e mantém arrecadação da CFEM em alta acima do nível de 2024
Releases

Queda do preço do minério é amortecida pelo dólar e mantém arrecadação da CFEM em alta acima do nível de 2024

Amig Brasil celebra acordo histórico mediado pelo MPMG que resultou em medidas para garantir mais segurança nas BRs 040 e 356
Aconteceu na AMIG

Amig Brasil celebra acordo histórico mediado pelo MPMG que resultou em medidas para garantir mais segurança nas BRs 040 e 356