AMIG

AMIG
Notícias

“Ministério de Minas e Energia trabalhará alinhado aos municípios mineradores”, enfatiza Alexandre Silveira

Nesta terça-feira (14/03), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a pasta irá trabalhar lado a lado com os municípios mineradores em prol de uma mineração responsável, segura e sustentável. O compromisso foi firmado durante seu discurso na solenidade de assinatura do Protocolo de Intenção entre a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). O acordo dá acesso ao Programa Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), que estabelece diretrizes para cooperação e disponibilização mútua de dados, informações, conhecimentos e aprendizados de natureza jurídico-institucional, técnico-científica, socioeconômica e socioambiental referentes a atividades de levantamentos geológicos do país, disponibilizados na plataforma.

A solenidade, realizada no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, contou com a presença do ministro Alexandre Silveira, membros da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), vinculada a pasta, dirigentes da AMIG e  prefeitos dos municípios mineradores afiliados da AMIG.

Alexandre Silveira comemorou a assinatura do Protocolo de Intenções. “Estou alegre em fazer parte desse ato, onde a AMIG, a CPRM, e a SGM se comprometem a alimentar essa plataforma que integrará informações geológicas, territoriais e econômicas, para poder modernizar ainda mais a mineração nacional”, pontuou.

O ministro destacou a importância do diálogo e da transparência para o fortalecimento do setor e se comprometeu a fortalecer a ANM que está completamente desfalcada de pessoal e de recursos para desenvolver seus trabalhos. “É preciso desenvolver políticas e tecnologias para combater ineficiências e práticas anticompetitivas nesse setor, fiscalizando e punindo, quando preciso for, e permitir que quem realmente esteja comprometido com a mineração responsável tenha o seu lugar. Vamos trabalhar para fortalecer a Agência Nacional de Mineração (ANM) para dar celeridade aos processos e, principalmente, segurança e fiscalização”, afirmou.

Alexandre Silveira reforçou que o Brasil ainda está ressentido sobre os acidentes de Brumadinho e Mariana. “Esses acidentes não podem ser esquecidos. Pelo contrário, têm de ser lembrados para que casos assim não ocorram mais. Não podemos criminalizar a mineração, mas precisamos buscar bons investidores e bons empresários para estimular essa atividade pautada por critérios sustentáveis, econômicos e responsáveis. Para isso, não faltará aos municípios apoio para que possam debater temas e políticas relevantes para mudar esse cenário”, enfatizou.

Para o presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, o conhecimento é fundamental para os municípios planejarem suas ações. “Essa plataforma é um novo marco para a mineração. Ter em mãos dados sobre substâncias minerais, conhecimento geológico e o potencial econômico é fundamental para as cidades se prepararem para os investimentos e as parcerias que virão”, destacou.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração