AMIG

AMIG
Brumadinho (MG)

Brumadinho (MG)

Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem uma população de cerca de 40 mil habitantes. A cidade, conhecida por sua beleza natural e por abrigar o Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, tem uma forte ligação com a mineração devido à sua localização no Quadrilátero Ferrífero, uma das principais áreas de extração de ferro no Brasil.

A exploração mineral do ferro sempre foi uma das principais atividades econômicas de Brumadinho, gerando empregos e contribuindo significativamente para a economia local. No entanto, essa mesma atividade trouxe consequências graves para o município quando, em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, operada pela Vale S.A., causou um dos maiores desastres ambientais e humanitários do Brasil. O colapso da barragem resultou na morte de 270 pessoas, destruiu comunidades inteiras e causou danos ambientais irreparáveis ao longo do rio Paraopeba.

O impacto desse desastre ainda é profundamente sentido em Brumadinho. A tragédia mudou a percepção da população sobre a atividade mineradora, gerando um sentimento de insegurança e desconfiança em relação a tal atividade econômica. Além das perdas humanas e ambientais, o município agora enfrenta o desafio de reconstruir sua imagem e buscar alternativas econômicas que reduzam sua dependência da mineração, ao mesmo tempo em que ainda lida com as consequências a longo prazo do desastre.

Dados da Mineração no Município

Aniversário

17 de dezembro

Principais mineradoras

Vallourec Tubos Do Brasil Ltda
Cia De Mineração Serra Da Farofa

Mineral Do Brasil Ltda

Empregabilidade gerada pelo setor mineral - local e regional

24,87%

Arrecadação de CFEM no último ano (24)

R$ 366 milhões

Principal substância mineral comercializada

Minério de Ferro (99,9% do total de CFEM)

Número de direitos minerários ativos