AMIG

AMIG
Notícias

AMIG e Senador Anastasia são a favor de mudança na isenção de ICMS para exportação mineral

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 42/2019, de autoria do o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), tem por objetivo retirar da Lei Kandir a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a produção mineral. José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Associação Mineira de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), acompanhado dos consultores da entidade, reuniu-se com Anastasia para demonstrar total apoio à PEC.

O presidente da AMIG lembrou sobre o impacto da desoneração de produtos minerais, estabelecido a partir  da Lei Kandir. Esta distorção favorece países estrangeiros, com criação empregos e desenvolvimento econômico, em detrimento do Brasil. “A isenção do ICMS é um benefício sobretudo à indústria chinesa, em detrimento da indústria nacional. É inaceitável a China ser isenta e o empresariado brasileiro taxado! Pode ter certeza senador, a AMIG estará como soldado do senhor nessa batalha para mudar a Lei Kandir quanto a exportação de minério”, afirmou José Fernando.

A proposta inicial de Anastasia aplicava a oneração do ICMS aos setores agrícola, mineral e de semielaborados. No mesmo ano, o senador sugeriu uma emenda ao relator, Veneziano Vital do Rêgo, com o objetivo de manter a desoneração apenas para produtos agrícolas e para semielaborados, que são bens renováveis, ao contrário dos produtos da atividade mineradora. Portanto, atualmente, a PEC visa a taxação das exportações sobre a produção mineral primária.

O projeto foi inspirado na PEC 37/2007 – não concretizada – de autoria do senador Flexa Ribeiro. Na época, Ribeiro já havia percebido como a política de exportação proibitiva à cobrança de ICMS gera um paradoxo: o país é beneficiado por exportar, mas os estados exportadores de commodities minerais e, consequentemente os municípios, são prejudicados. “A lei Kandir, ainda que de origem defensável, infelizmente foi distorcida e Minas Gerais paga um preço muito alto por isso”, declarou o senador Anastasia.

APOIADORES DA CAUSA

Após a reunião com o senador Anastasia, Ilce Rocha, presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) reconheceu a importância da PEC 42/2019, para os municípios da Grande BH, e se uniu à AMIG.  Fazem parte da Granbel as seguintes cidades mineradoras: Brumadinho, Caeté, Itatiauçu, Nova Lima e Sarzedo.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) também apoia a aprovação da PEC, atualmente a entidade conta com 747 afiliados, dentre eles, grande parte depende da mineração ou são afetados pela atividade e, portanto, seriam beneficiados com a proposta de Anastasia.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em reunião recente com a AMIG, também se mostrou a favor da PEC: “não podemos financiar a agregação de valor em outros países, em detrimento da nossa sociedade, principalmente naquilo que ela poderia gerar aqui de emprego e renda, além do desenvolvimento socioeconômico de várias regiões do país”, afirmou Albuquerque.

O deputado estadual de Minas Gerais Bernardo Mucida também integrou, recentemente, à essa causa do Senado brasileiro, com o objetivo de buscar melhorias para os municípios mineradores e valorizar a indústria nacional.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração