AMIG

AMIG
Notícias

Acordo com ANM beneficiará municípios

Este ano a AMIG pleiteou uma importante conquista para os municípios mineradores, a fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Em 16 de junho de 2021, a Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou no Diário Oficial da União, a Portaria nº790/2021, estabelecendo as diretrizes e os procedimentos a serem seguidos pelas cidades mineradoras em um acordo de cooperação técnica entre municípios e a ANM.

A conquista sela todo trabalho institucional realizado pela Associação frente aos órgãos federais. Foram muitas reuniões, discussões, pareceres para mostrar que o caminho mais coerente seria incluir os municípios no trabalho de fiscalização, pois são eles que ficam com os impactos ambientais e sociais.

As cidades mineradoras e as afetadas pela mineração precisam participar, saber exatamente como está sendo desenvolvido o trabalho das empresas. São elas as mais interessadas nos resultados da fiscalização. Mas, apesar disso, sempre ficaram renegadas, apenas a receber a compensação sem poder opinar, sem discussão, sem diálogo e sem participação junto às empresas e à União.

“Antes os municípios eram espectadores e agora podem fazer parte do processo. Esse é apenas o início. Nós ainda vamos crescer muito dentro desse processo, inclusive com a fiscalização geológica no futuro”, informa Waldir Salvador, consultor de relacionamentos institucionais da AMIG.

Para José Fernando Aparecido de Oliveira , presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), o convênio com a Agência é a maior conquista da Associação. “Quero render minha homenagem ao nosso presidente de honra, Vitor Penido, que iniciou esse trabalho e sobretudo ao Waldir Salvador, nosso consultor de relacionamentos institucionais. Sou testemunha de como ele batalhou para que isso acontecesse.”

Para mais informações sobre como participar do acordo envie um e-mail para: amig@amig.org.br

AMIG CONTRA SONEGAÇÃO DESDE 1989

Há mais de 20 anos, a AMIG se posicionou na resolução problemas históricos com as mineradoras, como a evasão fiscal e as irregularidades na arrecadação da CFEM.

Em 2005, a entidade realizou três reuniões com a então Ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, com o objetivo de discutir a alteração do Decreto nº 1, de 1991, que regulamentou as deduções de impostos sobre fretes e seguros permitidos no cálculo da CFEM. Ocorria uma má interpretação do Decreto, muitas empresas descontavam indevidamente na CFEM o valor de transportes feitos dentro da mineradora. Era incluído o custo operacional e não do transporte, gerando um rombo na arrecadação dos municípios mineradores.

A proposta de mudança foi aceita por Dilma que determinou providências imediatas. A diretoria da AMIG e outros representantes de prefeituras também se encontraram, em 2005, com o Ministro Silas Rondeau, que deu andamento à alteração do decreto.

A AMIG reivindicou, em 2017, que a alíquota da CFEM deveria ser de 4%, calculada com base na receita bruta da mineradora e que o bem mineral, quando sair de sua unidade de produção, teria que ser comercializado sempre de acordo com os preços praticados no mercado. A modalidade de cobrança utilizada, sobre o faturamento líquido do faturamento das mineradoras, facilitava as sonegações.

Os recursos provenientes da mineração podem ser utilizados em benefício da comunidade local, em novas alternativas de emprego e renda, em prol da melhoria da infraestrutura da cidade, da qualidade de vida, da saúde e da educação.   Enquanto os prejuízos decorrentes da sonegação trazem, além de danos financeiros, problemas ambientais ambientais, pois os processos de concessão preveem que as mineradoras restaurem as áreas degradadas pela exploração.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração