AMIG

AMIG
Notícias

AMIG marca presença no congresso AMM

Durante a participação da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (AMIG) no 37º Congresso Mineiro de Municípios, representantes da entidade participaram de diversas palestras. O evento organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorreu no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 1 e 2 de junho.

Integraram à mesa o presidente e prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira; o diretor de não ferrosos e prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo; o diretor de meio ambiente e prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage; o diretor financeiro e prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira; e o conselheiro fiscal e prefeito de São Gonçalo do Rio; Raimundo Nonato.

Entre as agendas da AMIG estava o painel Atuação do Ministério Público Na Defesa Do Meio Ambiente: Cenário Atual Das Atividades De Mineração Do Estado de Minas Gerais.

A palestra foi liderada por Carlos Eduardo Pinto, promotor de justiça do Ministério Público. No debate, ele disse que o órgão estadual tem se mobilizado para auxiliar as gestões municipais, mitigar danos causados pela mineração, garantir o desenvolvimento aliado a causa ambiental e levar as informações adequadas aos gestores.

“O objetivo é promover o fortalecimento das gestões municipais com o Ministério Públicos e a garantia de segurança jurídica nas atividades que se instalarão no território”, disse Carlos sobre o painel.

José Fernando usou o espaço para apresentar aos demais prefeitos presentes na sala o trabalho da AMIG na luta por uma mineração mais justa e sustentável.

Como o licenciamento ambiental permeou as discussões, o presidente aproveitou para ressaltar a importância da participação das prefeituras nos procedimentos de licença de seus municípios.

“A AMIG acredita que necessário garantir que a prefeitura mantenha o direito de anuência para aprovação de um licenciamento ambiental”, disse José Fernando quando relembrou a atuação da entidade ao apontar as ameaças, à legitimidade dos municípios, presentes no texto proposto para o novo Código de Mineração no ano de 2021.

CASE DE SUCESSO

O objetivo de aliar a mineração ao desenvolvimento sustentável fez com que Pains se tornasse a 12ª cidade em Minas Gerais a fazer o próprio licenciamento ambiental. A conquista foi compartilhada no debate.

“Espero que o Estado estimule a municipalização do licenciamento, para que as cidades consigam ter mais agilidade na implantação de novos empreendimentos”, explicou o prefeito.

Marco Aurélio informou que foram quatro anos de trabalho intenso para conseguir o escritório de licenciamento, com o apoio da SUPRAM Divinópolis e da SUPRAM Central. A prefeitura é quem arca com os custos dessa regional.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS CIDADES MINERADAS

Os dirigentes da AMIG aproveitaram a mesa para abordarem os obstáculos transpassados por suas gestões, comuns a diversos territórios que recebem a atividade mineral.

Na roda de conversas os municípios levantaram que diversas compensações ambientais da mineração acabam não sendo realizadas em seus territórios.

Para o conselheiro fiscal, Raimundo Nonato, a maior preocupação para as cidades é o fim mineração. “Quando a atividade funciona, há renda, mas não há um planejamento para manter os municípios íntegros após a exaustão mineral”.

A onda é incertezas com o término da mineração é compartilhada pela cidade de Itabira que enfrentou outro drama:  40% da população chegou a ficar sem água nos períodos de seca. A situação conseguiu ser revertida com o apoio do Ministério Público.

“Hoje a água está faltando em Itabira, mas graças ao Ministério Público conseguiu-se que a Vale fizesse a transposição de águas do Rio Tanque (localizado nas proximidades do município) para a população”, informou o diretor de mio ambiente Marco Antônio.

O diretor financeiro da AMIG abordou as incertezas vivenciadas por municípios que sediam barragens, como é o caso de Itabirito. “Através da palestra conseguimos levar a realidade ao Ministério Público”, disse Orlando ao fim da mesa para agradecer o espaço de fala.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração