AMIG

AMIG
Notícias

AMIG envia manifestação ao presidente do Senado contraindicando um ex-executivo da Vale para a diretoria da ANM

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) enviou, na semana passada, um ofício ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, manifestando sua profunda preocupação com a indicação de José Fernando de Mendonça Gomes Junior, ex-executivo da mineradora Vale S.A., para a diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM). O documento, assinado pelo presidente da AMIG, Marco Antônio Lage, ressalta os riscos que essa nomeação pode representar para a imparcialidade e a independência da autarquia, que já enfrenta um histórico de fragilidade institucional.

A AMIG, que representa 55 municípios mineradores em oito estados brasileiros – responsáveis por cerca de 87% da produção mineral do país – destaca no texto que “a nomeação de um profissional ligado à maior mineradora do Brasil pode comprometer a isenção da ANM no cumprimento de seu papel regulador e fiscalizador. O receio principal é que essa escolha reforce o lobby das mineradoras dentro de um órgão já apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como sucateado e ineficaz”.

A agência, que herdou as deficiências do extinto Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), tem um histórico de grandes tragédias ambientais e humanas, como os rompimentos das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Além disso, a AMIG alerta para a elevada sonegação no setor mineral, que, segundo relatório do TCU, causou uma perda de receita potencial de R$ 4 bilhões entre 2017 e 2021, que chegou a R$ 20 bilhões em créditos pendentes.

Independência da ANM em risco

No ofício, a AMIG ressalta que a criação da ANM foi um avanço no setor, garantindo maior autonomia política e modernização da gestão regulatória. No entanto, alerta que a “nomeação de um diretor com laços diretos com a Vale pode minar ainda mais a credibilidade da agência junto à sociedade e aos municípios mineradores.”

A entidade defende que a escolha para a diretoria da ANM deve seguir critérios técnicos rigorosos, priorizando profissionais com experiência na gestão pública, conhecimento aprofundado em regulação e fiscalização do setor mineral e sem vínculos com a iniciativa privada. “Isso garantiria uma agência mais eficiente, transparente e voltada ao interesse público, evitando o risco de aparelhamento político e influência indevida do setor privado”, destaca Marco Antônio Lage.

A diretoria da AMIG se coloca à disposição do Senado para discutir a realidade da mineração no Brasil, especialmente os impactos severos enfrentados pelos municípios mineradores. “A falta de uma regulação forte e independente tem impedido que o país aproveite plenamente os benefícios da mineração, enquanto os riscos ambientais e sociais continuam elevados”, enfatiza Lage.

Mesmo diante da negligência e fragilidade institucional, o setor mineral segue representando 4% do PIB nacional, com forte impacto na balança comercial do Brasil. “Reforçamos a necessidade de uma gestão séria e comprometida com o interesse público, garantindo que a mineração seja mais equilibrada e sustentável para todos os envolvidos (empresas, municípios, Estado, Federação e sociedade). A manifestação da AMIG ao presidente do Senado é um alerta para que a nomeação de diretores da ANM não comprometa a imparcialidade da agência e não coloque em risco o futuro da mineração no Brasil”, ressalta Lage.

Publicações Relacionadas


AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains
Notícias Regionais

AMIG Brasil discute tributação e fiscalização da atividade minerária com representantes de Pains

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração
Notícias

AMIG Brasil, TCU, TCE-MG e IBRAM cobram reforço na fiscalização da CFEM e reestruturação da Agência Nacional de Mineração

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)
Notícias

AMIG Brasil apresenta o trabalho realizado pela entidade ao município Corumbá (MS)

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração
Notícias

AMIG Brasil orienta Volta Redonda sobre enquadramento como município afetado pela mineração