52% defendem prisão de ex-dirigentes da Vale por Brumadinho…
Pesquisa PoderData feita de 27 a 30 de dezembro de 2025 mostra que 52% dos brasileiros são favoráveis à prisão preventiva de ex-dirigentes da Vale e de responsáveis técnicos pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ocorrido em janeiro de 2019. Há ainda 80% que avaliam que a Justiça é lenta ou omissa na punição dos responsáveis pela tragédia, que matou 272 pessoas.
O levantamento foi com 3.200 entrevistas em 111 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,9 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
Além da percepção de impunidade, a pesquisa indica que há um temor de repetição de crimes semelhantes. Para 68% dos entrevistados, uma tragédia como a de Brumadinho pode voltar a ocorrer no país, o que sugere desconfiança na capacidade de prevenção do Estado e das empresas do setor.
A atuação da mineradora também é avaliada negativamente. 58% dizem que a Vale faz menos do que o suficiente ou não faz nada para reparar famílias e cidades atingidas. Já 45% afirmam que a mineração no Brasil está menos segura hoje do que antes do rompimento.
Confira a pesquisa completa aqui.