AMIG

AMIG
Itapecerica (MG)

Itapecerica (MG)

Itapecerica, com cerca de 23 mil habitantes, possui um amplo patrimônio histórico e cultural e uma economia diversificada, que inclui a extração de minerais como grafite, gnaisse e granito. Esses recursos naturais têm aplicações diversas: o grafite é amplamente utilizado na fabricação de eletrodos, baterias e lubrificantes industriais, enquanto o gnaisse e o granito são empregados na construção civil, principalmente em pisos, revestimentos e monumentos, devido à sua durabilidade e valor estético.

A mineração em Itapecerica, além de gerar empregos e impulsionar a economia local, influencia diretamente a infraestrutura da cidade. As estruturas existentes em seu território, entre barragens e cavas fundas, causam degradação ambiental e podem contaminar cursos d’água, se não forem corretamente manejadas. Além disso, a atividade mineradora, embora crucial para a economia, também afeta o tráfego pelas estradas da região, cujo pó e circulação constante de caminhões prejudicam a sinalização e podem causar acidentes.

Itapecerica, além de sua vocação mineradora, é conhecida por suas festas tradicionais que atraem muitos turistas. Para manter esse equilíbrio, o município almeja o desenvolvimento econômico com a conservação de seus recursos naturais, priorizando a sustentabilidade e a qualidade de vida da população

Dados da Mineração no Município

Aniversário

20 de novembro

Principais mineradoras

NACIONAL DE GRAFITE LTDA,CAMBRAIA MINERACAO INDUSTRIA E COMERCIO DE AGUA MINERAL LTDA
UEL AREIAS TRANSPORTES E SERVICOS LTDA
PEDREIRAS DO BRASIL S.A
EXTRACAO DE AREIAS MAIA LIMITADA
SOARES & RIBEIRO LTDA
EXTRAÇÃO E COMÉRCIO AREAL DE MINAS
CERAMICA SAFRA LTDA

Empregabilidade gerada pelo setor mineral - local e regional

CFEM arrecadada referente ao Critério produtor - Ciclo 2025

R$ 583.223,11

CFEM arrecadada referente ao Critério Afetados - Ciclo 2025 à 2026

ESTRUTURAS
R$76.222,42

Principal substância mineral comercializada

GRAFITA
AREIA
ÁGUA MINERAL
ARGILA,

Número de Processos Minerários Ativos (2026)

162