AMIG

AMIG
Pratápolis (MG) se associa à AMIG Brasil para fortalecer fiscalização da atividade minerária
Aconteceu na AMIG

Pratápolis (MG) se associa à AMIG Brasil para fortalecer fiscalização da atividade minerária

O município de Pratápolis, localizado na região Sudoeste de Minas Gerais, passa a integrar a AMIG Brasil com um objetivo claro: ampliar sua capacidade de fiscalização sobre a atividade minerária e assegurar que a exploração dos recursos ocorra de forma justa, transparente e em conformidade com a legislação.

Com cerca de 9 mil habitantes e 82 anos de emancipação política, a cidade possui produção de areia e argila — insumos estratégicos para a construção civil. Apesar da relevância econômica desse segmento, ainda há desafios relacionados ao controle da atividade e à correta compensação financeira decorrente da exploração.

Inserida em uma região com forte presença dos setores mineral e industrial, Pratápolis também vivencia impactos indiretos dessa dinâmica. O intenso fluxo de veículos pesados nas rodovias locais, ligado ao escoamento da produção, contribui para o desgaste da infraestrutura e afeta a qualidade de vida da população, com aumento de poeira, ruídos e riscos à segurança viária. Também há preocupações quanto a possíveis impactos ambientais associados tanto à extração local quanto às atividades no entorno.

Nesse cenário, a adesão à AMIG Brasil representa uma medida estratégica para fortalecer a atuação institucional do município. A iniciativa busca ampliar o acesso a informações técnicas, suporte jurídico e articulação institucional, elementos essenciais para aprimorar a fiscalização e garantir o cumprimento das obrigações legais pelas empresas do setor.

De acordo com o prefeito Everilson Cléber Leite, a parceria representa um avanço importante. “Nosso objetivo é garantir que a atividade minerária ocorra de forma mais justa e segura. Precisamos assegurar que o recolhimento da CFEM — Compensação Financeira pela Exploração Mineral — seja feito corretamente, conforme determina a legislação, o que ainda apresenta falhas aqui no município. Com o apoio da AMIG Brasil, teremos mais condições de acessar informações, qualificar nossa atuação e exercer de maneira efetiva o papel fiscalizador”, afirma.

Para a AMIG Brasil, a entrada de Pratápolis fortalece a atuação conjunta dos municípios na defesa de uma mineração mais equilibrada e responsável. A entidade destaca que a participação de cidades de diferentes portes e realidades amplia a capacidade de articulação institucional e contribui para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao setor, especialmente no que diz respeito à fiscalização, à justiça na distribuição das receitas minerais e à mitigação dos impactos sociais e ambientais.

Publicações Relacionadas


Diversificação econômica orienta nova fase de crescimento em Paracatu
Notícias

Diversificação econômica orienta nova fase de crescimento em Paracatu

Além de Itabira: 5 cidades em Minas Gerais que vivem da mineração
Notícias

Além de Itabira: 5 cidades em Minas Gerais que vivem da mineração

Lula reúne ministros e representantes do setor de minerais críticos para discutir plano de ação
Notícias

Lula reúne ministros e representantes do setor de minerais críticos para discutir plano de ação

Visita do governo federal ao Sul de Minas expõe contradições na mineração de terras raras
Notícias

Visita do governo federal ao Sul de Minas expõe contradições na mineração de terras raras