AMIG

AMIG

II Encontro Nacional De Municípios Mineradores

O II Encontro dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) aconteceu entre os dias 13 e 14 de junho 2018, em Belo Horizonte e abordou como tema “Desenvolvimento, legalidade e sustentabilidade da mineração: a responsabilidade também é nossa!”.

O Encontro aconteceu em um momento de conquista no setor da mineração no Brasil: primeiro evento após a aprovação da Lei 13.540/2017 que dispõe sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Minas Gerais e o Brasil têm na mineração um dos principais pilares econômicos: a atividade é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento e valorização do cidadão.

O evento teve como objetivo promover um debate sobre os desafios e oportunidades da gestão municipal perante o novo Marco da Mineração, realizar uma análise crítica dos principais pontos da Lei 13.575/2017, apresentar os reflexos gerados com a alteração das regras de cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e também conscientizar os prefeitos sobre as perdas de recursos gerados pela evasão fiscal praticada pelas mineradoras.

Foram abordados nas palestras os  temas:

  • As conquistas e os desafios dos municípios mineradores e a contribuição da AMIG neste processo;
  • Reflexos práticos na Lei n. 13.540/2017 em relação à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CEFEM;
  • Conduta tributária das mineradoras perante a Receita Federal e como os municípios podem colaborar com a Receita Federal para evitar sonegação e práticas lesivas por parte das empresas mineradoras;
  • Reflexos da transformação do DNPM em ANM, a partir da Lei nº 13.575/2017: Expectativas e efeitos práticos para os Municípios Mineradores e Impactados;
  • Quais procedimentos os municípios podem tomar no caso das empresas mineradoras descumprirem a legislação ambiental, federal, estadual e/ou municipal.
  • Painel: Padronização da legislação municipal na regulação da atividade de mineração.

Representantes da ANM– Agência Nacional de Mineração, Ministério Público de Minas Gerais, Receita Federal, Instituto Justiça Fiscal, Ministério de Minas e Energia – MME estiveram presentes no Encontro com objetivo discutir o papel dos gestores públicos municipais – Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e demais agentes da administração pública municipal – frente a essa importante atividade econômica, fundamental ao país.

Confira outras edições do Encontro Nacional de Municípios Mineradores

VI Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

VI Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

I Encontro Nacional Dos Municípios Mineradores