AMIG

AMIG
Consultoria Econômica 
Para Municípios Mineradores
icon

Consultoria Econômica
Para Municípios Mineradores

A Consultoria em Economia da AMIG Brasil tem foco nos índices e resultados da mineração, contribuindo para que a gestão do município associado seja mais assertiva e eficiente.

Nossos consultores fazem o acompanhamento mensal dos índices e do pagamento de CFEM a cada um de nossos associados, traçando panoramas ao longo do tempo para que o gestor público compreenda a evolução dos royalties minerários em seu território.

Isso facilita o diagnóstico econômico da mineração na região, sendo possível a apuração, a partir desses índices e análises feitas pela nossa consultoria, de eventuais alterações na produção, comercialização e outros impactos da atividade mineradora.

Através da nossa Consultoria Econômica para municípios mineradores, o gestor público poderá conhecer:

  • Os processos minerários que estão em voga no seu território; nas diferentes fases de pesquisa;
  • Quais minerais são explorados;
  • Qual é o volume de produção das mineradoras;
  • Quanto se arrecada de CFEM mensalmente;
  • Qual é o preço médio de cada mineral;
  • Quais empresas estão instaladas no município;

Essas e outras informações que forem demandadas para a nossa consultoria econômica são fundamentais para o bom andamento da gestão pública e o sucesso longevo do município.

A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) é conhecida como o royalty da mineração sendo paga mensalmente aos municípios mineradores e aos impactados pela atividade mineradora. Para fins de repasse de CFEM a legislação define como município impactado, aqueles que possuem estruturas de mineração, ferrovias, portos e minerodutos.

 Apesar de parecer simples, o cálculo de quanto cada município irá receber depende, basicamente, de três variáveis: o preço médio do minério comercializado no território, a quantidade produzida e a variação de moeda estrangeira (dólar). Dessa forma, entender quanto será a arrecadação de CFEM no mês e planejar políticas públicas baseadas nessa receita pode se tornar algo complicado.

Entretanto, o município associado à AMIG Brasil possui um boletim mineral à disposição todo mês, com informações sobre mineração no território, a expectativa do preço dos minérios e as variações que isso pode causar nos valores de CFEM, inclusive com o levantamento dos possíveis motivos para a queda ou alta do índice.

  • Diagnóstico e análise econômica da mineração no território;
  • Acompanhamento mensal da arrecadação de CFEM;
  • Informe sobre a evolução dos pagamentos de CFEM e os possíveis motivos para sua queda ou alta;
  • Acesso ao banco de dados exclusivo da AMIG Brasil sobre o cenário da mineração de cada município;
  • Volume de produção das mineradoras, para fins e cálculo de CFEM.
  • Acompanhamento da atualização da ANM sobre os impactos das estruturas de mineração e as mudanças nos índices de CFEM;
  • Orientação sobre a contrapartida para a instalação de novos empreendimentos minerários no território;
  • Conhecimento sobre as ferramentas econômicas que facilitam a gestão pública.

Nossa consultoria econômica para municípios mineradores ainda atende a demandas específicas que o associado trouxer, agindo conjuntamente, se necessário, com outras consultorias da AMIG Brasil para encontrar a solução mais assertiva para ela.

E dessa forma, com conhecimento técnico, apuração e apoio institucional, o gestor público poderá conhecer mais profundamente seu território e estar apto a defender seus direitos, contribuindo para uma mineração mais equilibrada e justa em nosso país.