AMIG

AMIG
Vale admite débito de R$250 milhões com cidades mineradoras
Notícias

Vale admite débito de R$250 milhões com cidades mineradoras

 Chegou ao fim o impasse das prefeituras com a mineradora Vale sobre a questão da dívida que a empresa possuía, há mais de vinte anos, com as cidades. A diretoria da mineradora se reuniu com a entidade para anunciar que os débitos de mais de R$ 320 milhões, montante estipulado de acordo com um levantamento do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e confirmado mediante parecer jurídico da Advocacia-Geral da União (AGU), referente a tese do transporte foi reconhecido e que a Vale está disposta a quitar sua totalidade no primeiro semestre de 2016. Desse total, cerca de R$ 250 milhões serão destinados às cidades do estado de Minas Gerais. O presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), José de Freitas Cordeiro, celebra a grande conquista em 2016. “Nesse momento econômico desfavorável, a AMIG, com muita luta, conseguiu um grande feito, realizando um acordo com a mineradora sobre a quitação de uma dívida que já durava anos, argumenta.

A notícia chega em ótima hora, uma vez que, com as baixas expectativas dada a atual cotação das substâncias minerárias, principalmente o minério de ferro, a situação econômica dos municípios que dependem da extração para sobreviver é muito preocupante. “A efetividade do pagamento é essencial para que essas prefeituras possam ter um momento de alívio em suas contas, que estão cada vez mais apertadas, consequência da crise que assola o segmento minerário do país, revela Cordeiro.

O pagamento será feito da seguinte forma: 30% do total foi pago em janeiro e o restante será parcelado em quatro vezes, e a primeira parcela será depositada no início de fevereiro. É importante reforçar que o montante de R$ 250 milhões é o valor total que será repassado ao DNPM e o órgão será responsável em realizar a repartição da CFEM de acordo com o critério de distribuição dos percentuais do royalty (65% para o município produtor, 23% para o Estado produtor e 12% para a União). Ao todo, doze municípios associados da AMIG receberão os dividendos, sendo eles Barão de Cocais, Belo Vale, Brumadinho, Nova Lima, Catas Altas, Congonhas, Itabirito, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba e Santa Bárbara.

Publicações Relacionadas


10 anos após Mariana, pescadores do ES ainda buscam saúde
Notícias

10 anos após Mariana, pescadores do ES ainda buscam saúde

Suspeita de contaminação leva MPF a fiscalizar rios de terra indígena no Amazonas
Notícias

Suspeita de contaminação leva MPF a fiscalizar rios de terra indígena no Amazonas

Fiscalização de mineradoras diante de extremos climáticos preocupa parlamentares
Notícias

Fiscalização de mineradoras diante de extremos climáticos preocupa parlamentares

Governança estatal prevista em PL dos minerais é prática global, diz estudo
Notícias

Governança estatal prevista em PL dos minerais é prática global, diz estudo