AMIG

AMIG
Vale admite débito de R$250 milhões com cidades mineradoras
Notícias

Vale admite débito de R$250 milhões com cidades mineradoras

 Chegou ao fim o impasse das prefeituras com a mineradora Vale sobre a questão da dívida que a empresa possuía, há mais de vinte anos, com as cidades. A diretoria da mineradora se reuniu com a entidade para anunciar que os débitos de mais de R$ 320 milhões, montante estipulado de acordo com um levantamento do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e confirmado mediante parecer jurídico da Advocacia-Geral da União (AGU), referente a tese do transporte foi reconhecido e que a Vale está disposta a quitar sua totalidade no primeiro semestre de 2016. Desse total, cerca de R$ 250 milhões serão destinados às cidades do estado de Minas Gerais. O presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), José de Freitas Cordeiro, celebra a grande conquista em 2016. “Nesse momento econômico desfavorável, a AMIG, com muita luta, conseguiu um grande feito, realizando um acordo com a mineradora sobre a quitação de uma dívida que já durava anos, argumenta.

A notícia chega em ótima hora, uma vez que, com as baixas expectativas dada a atual cotação das substâncias minerárias, principalmente o minério de ferro, a situação econômica dos municípios que dependem da extração para sobreviver é muito preocupante. “A efetividade do pagamento é essencial para que essas prefeituras possam ter um momento de alívio em suas contas, que estão cada vez mais apertadas, consequência da crise que assola o segmento minerário do país, revela Cordeiro.

O pagamento será feito da seguinte forma: 30% do total foi pago em janeiro e o restante será parcelado em quatro vezes, e a primeira parcela será depositada no início de fevereiro. É importante reforçar que o montante de R$ 250 milhões é o valor total que será repassado ao DNPM e o órgão será responsável em realizar a repartição da CFEM de acordo com o critério de distribuição dos percentuais do royalty (65% para o município produtor, 23% para o Estado produtor e 12% para a União). Ao todo, doze municípios associados da AMIG receberão os dividendos, sendo eles Barão de Cocais, Belo Vale, Brumadinho, Nova Lima, Catas Altas, Congonhas, Itabirito, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba e Santa Bárbara.

Publicações Relacionadas


O sandbox regulatório é capaz de promover inovação no setor mineral?
Notícias

O sandbox regulatório é capaz de promover inovação no setor mineral?

Royalties da mineração injetam mais de R$ 477 milhões em estados e municípios produtores
Notícias

Royalties da mineração injetam mais de R$ 477 milhões em estados e municípios produtores

Em esforço para recompor quadro, agência nomeia 78 novos técnicos
Notícias

Em esforço para recompor quadro, agência nomeia 78 novos técnicos

Juíza adia, sem explicações, audiência que trataria de barragens em nível de emergência da Emicon
Notícias

Juíza adia, sem explicações, audiência que trataria de barragens em nível de emergência da Emicon