AMIG

AMIG
Notícias

Primeira reunião itinerante da AMIG será em Mariana

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), com o objetivo de instruir acerca dos assuntos que envolvem a atividade minerária nos territórios mineiros, vai realizar a cada 60 dias, reuniões itinerantes em cidades de diferentes regiões do estado. O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira (22), de 9 h às 12h30, em Mariana, cidade que ficou marcada pelo maior acidente ambiental do Brasil. Dentre os assuntos abordados estão as especificações em relação a emissão do licenciamento ambiental até as classes 3 e 4, a regulamentação da mineração nos territórios, a fiscalização conjunta entre o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), os municípios e a AMIG, além da aplicação da Compensação Financeira de Recursos Minerais (CFEM) na visão do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG).

De acordo com o presidente da entidade, Vitor Penido, um dos assuntos mais relevantes do encontro é a fiscalização conjunta envolvendo o DNPM, os municípios e a AMIG. “A soma dessas forças vai incrementar a arrecadação das cidades, pois os valores repassados podem estar abaixo do devido já que o DNPM não possui pessoal suficiente para a realização das fiscalizações periódicas, afirma. Outra pauta importante é a emissão do licenciamento ambiental até as classes 3 e 4, já que os licenciamentos que dependem da aprovação estadual passam por um processo muito moroso. “O estado demora a aprovar licenciamentos ambientais considerados estratégicos para os municípios mineradores, por isso, em relação aos licenciamentos que dependem das cidades é preciso trabalhar com mais agilidade e assertividade, para também atrair e fomentar outros empreendimentos capazes de promoverem a diversificação das atividades econômicas dos municípios, destaca.

O presidente da AMIG ainda destaca que as reuniões vão fortalecer e mobilizar ainda mais as cidades mineradoras para a luta em defesa dos interesses municipais. “A AMIG quer estar cada vez mais próxima dos municípios para orientar e auxiliar os prefeitos diante dos assuntos ligados a exploração mineral. As reuniões itinerantes vão facilitar a participação de mais cidades mineradoras já que muitos prefeitos têm dificuldade de saírem de suas cidades para participarem de capacitações ou reuniões realizadas em outros municípios. O fortalecimento da AMIG depende de uma participação cada vez mais efetiva das cidades para juntos potencializarmos, regularmos e fiscalizarmos a atividade de mineração, que é preponderante em nossos territórios, salienta. A próxima reunião itinerante da AMIG está prevista para setembro, ainda sem local definido.

Publicações Relacionadas


Especialistas e municípios criticam PL sobre minerais críticos
Saiu na Mídia

Especialistas e municípios criticam PL sobre minerais críticos

Setor mineral reage com cautela após aprovação do PL dos minerais críticos na Câmara
Notícias

Setor mineral reage com cautela após aprovação do PL dos minerais críticos na Câmara

Saúde de atingidos pela mineração é tema de reunião da Comissão de Direitos Humanos
Notícias

Saúde de atingidos pela mineração é tema de reunião da Comissão de Direitos Humanos

Minas Gerais lidera mapa da mineração no Brasil com 23 municípios catalogados pelo SGB
Notícias

Minas Gerais lidera mapa da mineração no Brasil com 23 municípios catalogados pelo SGB