AMIG

AMIG
Notícias

Vale recebe autorização para retomar operação em Mariana

Crédito: REUTERS/Washington Alves

São Paulo – A mineradora Vale recebeu ontem da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho de Minas Gerais um termo que permite a suspensão da interdição do Complexo de Itabira, na região Central do Estado, informou a companhia em fato relevante.

O complexo estava paralisado desde 5 de junho devido à ação de procuradores do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-MG), que apontaram riscos de contaminação pelo coronavírus nas minas da Conceição, Cauê e Periquito, após a detecção de uma série de casos nas operações.

No comunicado, a Vale disse que a subsecretaria concluiu que foram tomadas medidas adicionais pela empresa consideradas suficientes para mitigar o risco de contaminação de trabalhadores por Codiv-19.

“As atividades do Complexo de Itabira, paralisadas desde 05 de junho de 2020 e com perda de produção inferior a 1 milhão de toneladas, serão retomadas gradualmente pela companhia, sem que haja alteração no guidance de volume de produção de minério de ferro de 310-330 Mt (milhões de toneladas) em 2020”, acrescentou a empresa.

A Vale já considera no seu guidance um provisionamento de perdas associadas à pandemia em 2020 de até 15 milhões de toneladas.

A liberação do complexo de Itabira, que produziu 36 milhões de toneladas em 2019, ou 12% da produção da companhia, ajuda a Vale em momento em que a empresa já lida com menor capacidade de produção devido à suspensão de licenças e adequações exigidas por conta da queda de uma barragem de rejeitos em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), no ano passado.

Por conta do rompimento da barragem em Brumadinho, a produção da Vale despencou para 302 milhões de toneladas de minério de ferro em 2019, ante 385 milhões de toneladas em 2018, em meio a descomissionamentos de barragens de rejeitos e medidas de segurança implementadas após o acidente. (Reuters)

Publicações Relacionadas


Estudo aponta que rejeitos de mineração ainda afetam ecossistema da bacia do Rio Doce
Notícias

Estudo aponta que rejeitos de mineração ainda afetam ecossistema da bacia do Rio Doce

Justiça manda Vale continuar pagando auxílio por Brumadinho
Notícias

Justiça manda Vale continuar pagando auxílio por Brumadinho

Minério de ferro avança 1,27% na Bolsa de Dalian
Notícias

Minério de ferro avança 1,27% na Bolsa de Dalian

Brasil tem reservas valiosas de terras-raras que valem quase o dobro do PIB
Saiu na Mídia

Brasil tem reservas valiosas de terras-raras que valem quase o dobro do PIB