AMIG

AMIG
Notícias

Reunião com a Vale

A AMIG e as prefeituras afiliadas reuniram-se com a Vale, em 16 de dezembro, na sede da Associação. Na ocasião, foram levadas à mineradora as reinvindicações dos municípios. Entre as demandas estava a dívida com as cidades levantada, em 2018, pelo Grupo de Trabalho (GT) composto pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e profissionais da própria Vale. Os valores apurados pelo GT correspondem principalmente aos débitos de outubro de 1998 a outubro de 2004.

As prefeituras ressaltaram que querem ter o empreendimento mineraL mais próximos das demandas municipais e pediram celeridade para resolver as reinvindicações. A Vale se mostrou disposta a buscar uma solução aos problemas e a analisar os apontamentos as AMIG, embasados na Constituição Federal e no entendimento da ANM. 

Em busca de um ponto de convergência entre a mineradora e os municípios, ficou agendada, para janeiro de 2022, uma nova reunião a fim de dar sequência aos assuntos abordados ao longo de 2021.

Publicações Relacionadas


Terras raras: Pedidos de pesquisa explodem desde 2023, diz ANM
Notícias

Terras raras: Pedidos de pesquisa explodem desde 2023, diz ANM

Corrida do Brasil por terras raras esbarra em déficit de servidores no órgão regulador
Notícias

Corrida do Brasil por terras raras esbarra em déficit de servidores no órgão regulador

“Estamos cercados”, dizem moradores entre siderurgia e mineração no Pantanal
Notícias

“Estamos cercados”, dizem moradores entre siderurgia e mineração no Pantanal

Governo ainda não vê produção mineral suficiente para avanço em etapas
Notícias

Governo ainda não vê produção mineral suficiente para avanço em etapas