Em visita à Semad, AMIG Brasil reforça agenda em defesa dos municípios mineradores e afetados pela mineração
A AMIG Brasil – Associação Brasileira dos Municípios Mineradores, esteve, na tarde desta terça-feira (11/02), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) para uma visita institucional ao novo secretário da pasta, Lyssandro Norton Siqueira, que assumiu o cargo neste ano.
O presidente da AMIG Brasil e prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participou do encontro ao lado dos consultores da associação Waldir Salvador (Relações Institucionais e Econômicas), Thiago Metzker (Meio Ambiente) e Filipe Gaeta (Impactos Urbanísticos e Municípios Afetados). Na reunião, o grupo apresentou o trabalho que a entidade vem desenvolvendo em defesa dos municípios mineradores e impactados pela atividade mineral.
Entre os principais pontos levados à Semad, está a pesquisa encomendada ao IPEAD/UFMG, que aponta que o custo de vida nas cidades mineradoras é superior ao observado em municípios com outras bases econômicas.
Segundo Marco Antônio Lage, o encontro marcou o início de um diálogo institucional com a nova gestão da secretaria. “Também foi um momento de diálogo e construção. Propusemos parcerias para que a AMIG e a Semad atuem juntas na capacitação dos municípios sobre a legislação ambiental vigente em Minas Gerais, fortalecendo o conhecimento técnico e o protagonismo das cidades na fiscalização e na aplicação das normas em seus territórios. Seguimos trabalhando com responsabilidade, diálogo e compromisso”, destacou.